quarta-feira, 22 de junho de 2016

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Estadual de Feira de Santana, anteriormente denominado de Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural, recentemente completou 15 anos de atividades, sendo um dos primeiros programas strictu senso homologado pela Capes a funcionar no interior do Estado da Bahia, no ano 2000; até 2016, já foram realizadas mais de 200 defesas de dissertações de Mestrado por jovens pesquisadores que hoje atuam em instituições públicas e privadas de Ensino e Pesquisa da Bahia e de outros Estados.
Muitos egressos do Programa continuam vinculados aos Grupos de Pesquisa coordenados pelos professores do Progel; outros já coordenam novos grupos em parcerias interinstitucionais com o Programa. São estes grupos os responsáveis pelos principais eventos científicos sobre Literatura e Cultura realizados na região de influência da UEFS, muitos destes eventos de caráter nacional e internacional.
O Seminário de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural foi criado pelo Programa para socializar as pesquisas dos professores e dos estudantes com a comunidade, assim como para potencializar os intercâmbios dos docentes e discentes do Programa com outros pesquisadores da comunidade acadêmica regional, nacional e internacional, chegando a XVII edição, contando a presença de muitos egressos e convidados nacionais e estrangeiros na programação científica.
Cada edição deste Seminário é coordenada por um Grupo de Pesquisa do Programa, o que permite a variação das temáticas em cada programação anual do evento; este ano a coordenação está sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos em Literatura e Cinema e a programação principal será em Homenagem a Olney Alberto São Paulo, escritor e cineasta baiano que completaria 80 anos em 2016.
Além da homenagem, a programação deste ano traz discussões contemporâneas sobre a política cultural em diálogos entre a produção literária e audiovisual, a partir das novas perspectivas de produção, autoria e consumo de bens simbólicos.
Convidamos a comunidade interna e visitante para participarem deste evento já tradicional dos estudos literários e culturais na Universidade Estadual de Feira de Santana, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.

4 comentários:

  1. Genteeeeeeeeee. ..onde está o acesso às inscrições. ..eu e muitas pessoas ainda não encontraram. ..

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeeeeeee. ..onde está o acesso às inscrições. ..eu e muitas pessoas ainda não encontraram. ..

    ResponderExcluir
  3. Como é feito a inscrição? Vai ter certificado?

    ResponderExcluir
  4. Informamos a todos que serão expostos à venda todas as publicações do programa pós-graduação em estudos literários com preços promocionais durante o evento.

    ResponderExcluir